Como aprender programação do zero: guia básico passo a passo

Texto produzido em parceria com a Logo da EBAC

Aprenda o raciocínio por trás dos fundamentos básicos da programação. Acredite: o conceito já faz parte do seu cotidiano.

Poucas carreiras são tão atrativas hoje quanto as na área de tecnologia. É fácil entender o porquê: as possibilidades de atuação são vastas e se aplicam a todos os setores da economia.

As vagas de trabalho costumam ser bem remuneradas, e a demanda é crescente. Até 2025, a procura no Brasil será por cerca de 800 mil novos talentos em programação, desenvolvimento e afins. Esses são os dados de recente pesquisa da Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação).

Por se tratar de uma carreira tão recente, as profissões ainda estão sendo regulamentadas. Isso significa que autodidatas dedicados conseguem ir tão longe ou até mais do que alguém que fez uma faculdade. E, se a ideia de se dedicar a uma carreira nessa área já passou pela sua cabeça, não importa onde você queira chegar, você vai partir deste ponto: aprender o básico de programação.

“As progressões mostram que se dobrar o número de desenvolvedores todos os anos, ainda assim demoraria 22 anos para suprir a demanda do mercado. Até mesmo o Google tem cerca de muitos processos seletivos abertos para desenvolvedores. Ou seja, mesmo essas grandes empresas estão trabalhando com menos que o ideal. É o profissional mais valioso da história ultramoderna, e a demanda é altíssima”, conta Arthur “404 Dev”, engenheiro sênior membro da X-Team, uma equipe internacional de alta performance da Fox, durante um dos Webinars da EBAC.

O que se pode fazer com a programação?

Podemos afirmar que praticamente tudo o que existe na internet é graças à programação – o desenvolvimento web. Mas não só: softwares, sistemas e bancos de dados, os aplicativos mobile, todo avanço tecnológico foi feito com a programação. As principais aplicações possíveis são:

Sites: uma página ou site é uma interface em que as pessoas acessam o Google ou interagem nas redes sociais, por exemplo. Mas a estrutura interna é feita por códigos.

Aplicativos: com a popularização de smartphones os aplicativos também tiveram um boom. É raro abrir o site de um banco e fazer algum tipo de movimentação bancária, uma vez que todos os bancos hoje têm um aplicativo, por exemplo.

Games: a programação também é usada no desenvolvimento de jogos e no aprimoramento de performance (resposta gráfica, por exemplo) dos games.

Sistema operacional: Windows, MacOS, Linux são os já conhecidos sistemas de um computador, mas o Android e o iOS do seu telefone também são Operating Systems (OS, da sigla em inglês). 

De que forma posso começar a aprender a programar?

Antes de falar de linguagens e códigos, vamos começar falando sobre o conceito lógico por trás da programação: os 4 pilares da programação.

A programação funciona a partir do pensamento lógico. E a lógica ou pensamento computacional está baseado em quatro pilares: decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e algoritmo.

Imagem de um cérebro representando os pilares do pensamento computacional.

Decomposição “quebra” um problema em passos, tarefas ou etapas menores.

Reconhecimento de padrões identifica tarefas ou comandos que se repetem.

Abstração é aprender a identificar, na resolução do problema principal, quais dos passos e tarefas são essenciais para atingir o objetivo e quais não.

Algoritmo é o conjunto de passos que configura uma solução estruturada para um problema.

Como o pensamento computacional faz parte do nosso cotidiano?

Imagine que uma lâmpada da sua casa queimou. Queremos programar um robô para executar a tarefa sempre que isso acontecer.

Decomposição: lâmpadas de diferentes potências são usadas na casa, inclusive de cores diferentes, em cada cômodo. Vamos definir a atuação do robô para um local, digamos que a cozinha. A cor da lâmpada será a branca e a potência, de 9w a 12w. Depois dessas definições, o algoritmo de troca de lâmpadas será desenvolvido.

Reconhecimento de padrão: iremos utilizar este pilar para que o robô identifique o momento correto para a troca da lâmpada. Podemos indicar que o robô fará uma verificação diária, no início da manhã. 

Abstração: o robô deverá selecionar a lâmpada da cor e voltagem adequadas dentre muitas outras em uma caixa. Para isso, ele deve classificar os dados das lâmpadas para que a correta possa ser utilizada.

Algoritmo: é preciso agora desenvolver um “passo a passo” para contemplar todas as necessidades para resolver o problema.

O algoritmo será: 

[Início]

  • Às 8h, verificar no interruptor se a lâmpada acende.
    • -> Se sim, terminar.
    • -> Se não, iniciar o processo de troca de lâmpada:
      • —> Verificar a caixa em que as lâmpadas estão armazenadas.
      • —> Encontrar uma lâmpada que seja de 12w. 
      • —> Retirar a lâmpada da caixa e ir em direção à cozinha.
      • —> Remover a lâmpada queimada.
      • —> Descartar a lâmpada queimada no lixo reciclável.
      • —> Instalar a nova lâmpada.
      • —> Testar se está funcionando
      • —> Se sim, terminar
      • —> Se não, reiniciar o procedimento de troca de lâmpada.

[Fim]

Quanto tempo leva para aprender a programar do zero?

O tempo é relativo. Se a pessoa se dedicar diariamente aos estudos, é provável que em um mês já esteja sabendo o básico da linguagem. A partir daí, é possível começar a desenvolver os seus próprios projetos.

É fácil encontrar canais que dão sugestões de exercícios para quem é iniciante. Assim, além de aprimorar o conhecimento, a pessoa já pode montar o seu portfólio e, quem sabe, começar a ver vagas do nível júnior.

O primeiro passo para aprender sobre linguagem na programação é o pseudocódigo

Em programação, a linguagem é por onde o hardware (máquina) e o programador se comunicam. É uma linguagem formal que funciona por meio de uma série de instruções, símbolos, palavras-chave e regras semânticas.

É por meio da linguagem que o programador controla o comportamento físico e lógico de uma máquina. Existem diversas linguagens, pois também existem diversas formas de transmitir um mesmo comando para alcançar um mesmo objetivo.

Ainda que seja possível aprender programação diretamente a partir de uma linguagem específica, é mais interessante partir de algo chamado pseudocódigo. Essa é uma forma genérica de escrever um algoritmo.

O pseudocódigo é uma linguagem simples, que pode ser entendida por qualquer pessoa sem necessidade de conhecer a sintaxe de nenhuma linguagem de programação. É como se fosse uma “língua universal” que permite que a pessoa entenda os conceitos gerais. O pseudocódigo usa as chamadas “palavras” com comandos muito usados em qualquer linguagem, como “escreva”, “leia” ou os comandos matemáticos de soma, divisão, multiplicação, média, por exemplo.

Com esta base consolidada, é bem mais fácil seguir para o próximo passo, que é entender o que é uma linguagem de programação. Python, Java, C++, PHP, Ruby são algumas delas.

Quais os tipos de linguagens de programação mais populares?

Cada linguagem de programação tem a sua particularidade e é mais usada para o desenvolvimento de um determinado tipo de solução. O que elas têm em comum são os elementos estruturais, usados para escrever um código que, quando compilado, se transforma em um programa que dará instruções de processamento ao computador.

Imagine que uma tarefa computacional é equivalente a um texto. Você vai precisar estruturar frases e parágrafos que façam sentido. Da mesma forma, ao escrever código de programação, os comandos e instruções precisam fazer sentido e estarem organizados. A sequência de instruções codificadas é usada pelo computador para realizar operações específicas. E isso é possível por um fluxograma de programação, que varia de linguagem para linguagem.

Java

Apesar de ser um pouco antiga, Java é considerada uma linguagem de programação extremamente versátil. Por isso, ainda é bastante utilizada, principalmente em aplicações para Web, Mobile e Desktop. Ela permite criar:

  • jogos: Minecraft foi feito em Java pela empresa Mojave em sua primeira e mais popular versão, antes de ser adquirido pela Microsoft.
  • ferramentas de upload de fotos.
  • chats.
  • várias aplicações interativas, como tours virtuais e mapas interativos, entre muitas outras aplicações.

Python

Uma linguagem bastante atual é a Python, criada em 1991. É uma boa opção para quem está entrando no mundo da programação, pois foi pensada para facilitar a escrita e a leitura dos códigos em Python. É uma linguagem muito usada em Data Science, Machine Learning e Inteligência Artificial, assim como no desenvolvimento de web e aplicativos, como o Instagram e YouTube (inicialmente desenvolvido em PHP, migrou para Python por conta da necessidade de melhorar desempenho e de integrar novas funcionalidades.

Linguagem C

A linguagem C é muito utilizada na programação de sistemas operacionais, como o Google Chrome e o Firefox. Para a criação de softwares para desktop, a versão C++ é a mais usada como nos casos dos programas da Adobe Systems como o Photoshop, Image Ready e Illustrator.

JavaScript e PHP

Outras linguagens que são bastante usadas para web são Javascript e PHP.

A primeira foi pensada para criar páginas de internet mais interativas e flexíveis, substituindo o desenvolvimento em HTML. O JavaScript é uma das principais linguagens de programação utilizadas na configuração visual de sites atualmente.

A PHP é muito usada no back end, ou seja, na parte que estrutura o site e que o usuário não vê. É uma linguagem de programação que se integra bem com HTML e bancos de dados. 

Quais as ferramentas para aprender a programar na prática?

Um reforço muito importante e válido no processo de aprendizagem é a participação em comunidades. Nesse sentido, existe uma série de ferramentas bastante acessíveis.
Uma das mais usadas é a Scratch, comunidade online e aberta de linguagem de programação. Desenvolvida pela Harvard, nela é possível criar jogos, animações e histórias interativas. O Scratch familiariza de forma quase intuitiva o conceito de comandos e vai ensinando a lógica computacional de forma didática e leve.

Outra ferramenta muito usada é o Portugol Studio. Trata-se de ambiente para aprender a programar voltado para os iniciantes em programação que falam o idioma português.

Uma alternativa para treinar as habilidades longe do computador é usando um aplicativo, como o Sololearn disponível para Android e iOS. Com ele é possível fazer minicursos de programação, engajar com a comunidade e enfrentar desafios de códigos em mais de 10 linguagens. 

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