5 dicas para construir um ambiente inclusivo e diverso de trabalho

Saiba como criar um ambiente inclusivo de trabalho e qual a importância da diversidade e inclusão para construir empresas mais competitivas.

Nos últimos tempos, um dos assuntos que mais vem ganhando destaque no meio profissional é a diversidade e a inclusão e sua importância para o mercado de trabalho.

Apesar de ser um tema de grande relevância, muitas empresas ainda têm dúvidas sobre o que exatamente significa promover um ambiente inclusivo de trabalho e como transformar isso em realidade.

Pensando em contribuir um pouco para o desenvolvimento desse assunto em cada vez mais empresas e compartilhar um pouco da experiência vivida aqui mesmo na Provi, separamos nesse texto algumas das informações mais importantes sobre o tema.

O que é um ambiente inclusivo?

Um ambiente inclusivo é aquele em que não apenas a diversidade de perfis e vivências é incentivada como também apoiada pela organização para garantir que todas as pessoas sejam igualmente valorizadas e tenham acesso às mesmas oportunidades.

Além de trabalhar para montar equipes diversificadas, as empresas também precisam cuidar para que cada indivíduo tenha o suporte necessário para expor suas ideias e atingir todo o seu potencial.

A pluralidade de experiências promovida pela diversidade sem dúvidas traz maior riqueza de conhecimentos e pontos de vista no dia a dia profissional, mas é preciso criar um ambiente seguro e confortável para que pessoas diferentes possam trabalhar bem em conjunto.

Qual a importância de trabalhar em um ambiente inclusivo?

Mais que uma preocupação de empresas socialmente responsáveis, trabalhar em ambientes inclusivos também permite aos profissionais aprender a lidar e conviver com pessoas diferentes e desenvolver sua própria visão de mundo.

Essa riqueza trazida pela diversidade e inclusão é capaz de trazer impactos diretos nos resultados das empresas que têm essa preocupação em sua cultura, como observado na pesquisa anual realizada pela consultoria PwC com CEOs de todo o mundo.

Em sua décima oitava edição, a pesquisa identificou que 85% dos CEOs que têm estratégias focadas em diversidade e inclusão em suas empresas notaram melhora na performance corporativa, impactando desde inovação e colaboração até a satisfação dos clientes.

Dados como esse mostram que ambientes inclusivos são importantes não apenas do ponto de vista do impacto social, mas também essenciais para a competitividade dos negócios.

Para refletir sobre qual é a situação atual da sua empresa em relação a diversidade e inclusão, pense nas perguntas abaixo:

  • Quantas mulheres possuem cargos de liderança na empresa?
  • Quantas pessoas negras são líderes ou trabalham com você?
  • Quantas pessoas LGBTQIA+ ocupam cargos de gestão?

Pensar em como esse grupos estão representados na sua organização e em quais espaços eles ocupam é uma ótima forma de começar a identificar oportunidades de desenvolvimento de um ambiente inclusivo de trabalho.

Quais as principais características de um ambiente inclusivo?

De maneira geral, um ambiente inclusivo é aquele em que pessoas de diferentes perfis se sentem acolhidas e valorizadas, independentemente de suas características individuais.

Algumas das características mais importantes de ambientes inclusivos de trabalho são: abertura para fala, políticas internas de proteção, oportunidades para todos, e equipes diversificadas.

Abertura para fala

Se o objetivo é criar um ambiente inclusivo de trabalho, buscar a opinião das pessoas que fazem parte da empresa é essencial.

Ambientes inclusivos garantem que existam canais de comunicação abertos para que todas as pessoas se sintam seguras e confortáveis para compartilhar sugestões, ideias e críticas. 

Políticas internas de proteção

Além de oferecer canais seguros de comunicação, empresas inclusivas também precisam investir em políticas internas que garantam a luta contra a discriminação dentro da organização e protejam seus profissionais.

Entre essas políticas, podemos citar desde programas de combate ao assédio e preconceito no trabalho, até a iniciativa de respeitar feriados de diferentes religiões. 

Oportunidades para todos

Mais do que ter pessoas de diferentes perfis dentro da equipe, organizações inclusivas também devem garantir que cada uma dessas pessoas tenha o mesmo acesso às oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional.

Esse ponto é ainda mais importante quando é necessário aumentar a diversidade em níveis hierárquicos mais elevados, permitindo promoções internas para preencher essas lacunas da organização.

Equipes diversificadas

Como já foi falado, a diversidade também é uma característica muito importante para um ambiente inclusivo de trabalho, já que ela garante a participação de diferentes perfis de profissionais nas atividades da empresa.

Além de trabalhar para construir processos seletivos justos e não discriminatórios, as empresas também podem utilizar cotas ou até mesmo lançar vagas afirmativas para perfis específicos como forma de aumentar a diversidade de suas equipes.

5 dicas para construir um ambiente de trabalho mais inclusivo

Agora que você já entendeu a importância e as características de um ambiente inclusivo de trabalho, confira cinco dicas para trazer essa inclusão para a realidade da sua empresa.

Promova ações e treinamentos para os seus colaboradores

Busque parceiros capacitados para educar suas equipes sobre como promover e incentivar a diversidade e inclusão dentro da empresa, desde os processos de recrutamento até as atividades de rotina da organização.

Informar os colaboradores sobre temas como preconceitos e vieses inconscientes e como superar essas barreiras é essencial para que toda a organização tenha um olhar crítico sobre a inclusão no trabalho.

Faça postagens de vagas de emprego com neutralidade de gênero

Além do gênero da vaga em si, como “Pessoa Desenvolvedora de Software” ao invés de “Desenvolvedor de Software”, evitar palavras comumente associadas a algum estereótipo de gênero pode ajudar a aumentar a participação de perfis diversos em seus processos seletivos.

Tenha atenção a possíveis estereótipos ou vícios de linguagem quando criar as suas publicações de vagas, assim você ajuda as pessoas interessadas a enxergarem possibilidades que não viam antes.

Adapte a infraestrutura da empresa

Pensar em políticas e treinamentos focados em inclusão é importante, mas também é preciso lembrar que o espaço físico da empresa precisa ser acessível para qualquer tipo de profissional.

Busque equipes especializadas para garantir que a infraestrutura da empresa seja adequada para diferentes necessidades, como corredores largos, rampas de acesso e banheiros adaptados para garantir a acessibilidade de cadeiras de rodas, por exemplo.

Desenvolva conteúdos de maneira inclusiva

Não só a estrutura física da empresa precisa ser pensada de forma inclusiva, como os conteúdos produzidos pela organização também precisam passar por esse cuidado.

Pense em como conteúdos apresentados em reuniões ou usados para atividades do dia a dia podem ser acessados por pessoas com dificuldades de audição ou visão, por exemplo, e busque alternativas que superem essas barreiras.

Construa uma equipe de inclusão

Para garantir que a inclusão será sempre considerada nas atividades da sua empresa, promova a criação de uma equipe ou grupo focado no tema e invista em recrutar uma pessoa para liderar essas estratégias.

Essa equipe vai ajudar a organização a seguir todas as dicas citadas acima e ainda mais, garantindo que a sua empresa possa não apenas construir como manter um ambiente inclusivo de trabalho ao longo do tempo.

Orgulho de Ser: inclusão na prática

Um exemplo prático de como a inclusão pode ser promovida no ambiente de trabalho é o coletivo Orgulho de Ser, criado por funcionários da Provi e que surgiu para promover ações que favoreçam todas as relações, por meio de um ambiente que acolha, respeite, e impulsione todas as pessoas e suas carreiras.

Com um calendário próprio de reuniões semanais e de ações internas e externas, o Orgulho de Ser levanta pautas e discussões importantes para o desenvolvimento de um ambiente inclusivo no trabalho, sendo responsável por atividades como ações em datas representativas (Dia da Visibilidade Trans, Dia da Consciência Negra, Janeiro Branco e Dia das Mulheres), workshop de diversidade para líderes e Providers, criação de vagas afirmativas, e até a revisão de benefícios oferecidos aos funcionários da empresa.

Mais recentemente, uma das ações do coletivo foi o lançamento da série Vozes que Ecoam, criada para que Providers pertencentes da sigla LGBTQIA+ compartilhassem suas vivências. Para conferir o primeiro vídeo da série, clique aqui.

Depoimentos de Providers

Seguindo a ideia da iniciativa Vozes que Ecoam, separamos também para esse texto alguns depoimentos de Providers sobre como eles entendem a inclusão em suas rotinas profissionais. 

Stefhany Machado, Prevenção à Fraude – CSI
“Eu Passei por muita coisa no meio profissional, e aqui foi a primeira empresa na qual eu não sofri discriminação de nenhuma forma. Aqui eu me sinto em casa. Temos representatividade, e participar do coletivo é um exemplo disso, porque temos encontros com pessoas que me entendem. A diversidade nas empresas é algo essencial, para não acontecer com outras pessoas as agressões físicas e verbais que já aconteceram comigo. Quando as empresas têm um ambiente diverso e apoiam a causa, esses casos não acontecem.”

Fábio Sousa, Operações – ISA
“A Provi é o primeiro lugar em que trabalhei que literalmente entrei dançando e deixando evidente que eu era gay. Me sinto muito à vontade aqui desde o início e acho que o que me fez entrar no coletivo (Orgulho de Ser) foi justamente esse processo de pensar que a Provi não nasceu diversa, mas caminha para ser cada dia mais.”

Paola Venutti, Customer Success – Expansion
“Ter diversidade em uma empresa traz um crescimento muito maior, inclusive existem pesquisas que comprovam isso. A Provi é incrível, diversa e inclusiva. Me sinto acolhida todos os dias e consigo ser quem eu sou sem ninguém me julgar ou me olhar torto. Todas as empresas deveriam ter o mínimo de instrução e entender que cada pessoa tem seu jeito, gostos, escolhas e amores. Isso não deveria ser uma questão onde você pode taxar alguém como bom ou ruim profissionalmente.”

Como colocar a inclusão em prática

Se você está procurando ideias para transformar a sua empresa em um ambiente mais inclusivo, as ações e dicas desse texto podem ser um ótimo ponto de partida para as suas próprias iniciativas.

Entender como outras empresas estão trabalhando para criar ambientes de trabalho mais diversos e inclusivos ajuda a trazer ideias que podem se encaixar mais à sua própria realidade, por isso não deixe de buscar referências no mercado.

Para saber mais sobre como a Provi vem trabalhando esse e outros temas importantes para o seu negócio, clique abaixo e assine a nossa newsletter mensal.

New call-to-action

Veja mais sobre o autor

Matheus Torrano

Apaixonado por criatividade e inovação, busco maneiras de tornar as vidas das pessoas mais felizes com o meu trabalho.