Venda de cursos: como construir uma campanha efetiva

Confira os passos mais importantes para criar uma campanha que traga resultados de verdade para a sua escola e ajude na sua venda de cursos.

Se você trabalha em uma escola de cursos ou instituição de ensino similar, tenho certeza que uma das suas grandes preocupações é sobre como captar mais estudantes e aumentar as vendas dos seus cursos.

Conquistar novas matrículas parece ficar cada dia mais difícil, e isso é um reflexo de diversas tendências e alterações no mercado. A internet, por exemplo, disponibiliza um acervo cada vez maior de informações que podem ser acessadas gratuitamente por qualquer pessoa, e muitos aproveitam essa facilidade para aprender sobre algo por conta própria.

As coisas também mudaram para aquelas pessoas que decidem buscar um aprendizado estruturado e orientado por uma instituição especializada. Além de existirem diversas escolas oferecendo formações em áreas específicas do conhecimento e aumentando a competitividade do mercado, a internet vem também acirrar ainda mais essa briga viabilizando uma explosão de cursos online, que acabaram se mostrando não só uma facilidade mas uma necessidade nos últimos tempos.

Falando dessa forma parece até que a internet é a grande vilã por trás das dificuldades na captação de novos estudantes, servindo apenas para aumentar a concorrência e complicar a vida da sua escola. Embora isso possa ser parcialmente verdade, o fato é que todo e qualquer tipo de negócio deve ser capaz de entender os fatores atuantes em seu mercado e adotar estratégias que possam potencializar seus resultados.

Para ajudar você nessa tarefa de aumentar as vendas dos seus cursos, esse artigo vai apresentar as etapas mais importantes para se considerar na criação de uma campanha de sucesso.

Primeiro passo: Planejamento

Essa é a etapa que vai orientar todos os outros pontos da sua campanha de captação de estudantes. É normal assumir que você já tem conhecimento suficiente do seu mercado e todas as informações necessárias para uma campanha de sucesso, mas é importante investir tempo e trabalho no planejamento para identificar novas oportunidades e garantir que você escolheu o caminho correto nas próximas etapas.

Um fato importante para o seu planejamento é entender qual é o seu perfil de cliente ideal. Essa informação vai não apenas identificar as preferências dos seus clientes, mas também deixar claro quem são as pessoas que valorizam de verdade o que você tem a oferecer e até apresentam mais chances de virarem clientes recorrentes.

Também é importante entender quais são as principais necessidades e dores dos seus clientes. Qual é o motivo que os estimula a buscar um curso como os que você oferece? Eles querem mudar de carreira? Querem conseguir uma promoção no trabalho atual? Querem entrar no mercado de trabalho? Querem dominar uma ferramenta?

Entender essa necessidade vai te ajudar a nortear seus esforços de marketing para comunicar exatamente a mensagem que seu público precisa ouvir para dar atenção ao seu curso.

Segundo passo: Execução

Agora que você sabe quem precisa atingir na sua comunicação, é hora de colocar a mão na massa e começar a anunciar seus cursos no mercado.

Para saber qual a melhor opção para divulgar seus cursos é preciso considerar diversos pontos, como os ambientes que seu público frequenta, como ele se informa, que canais fazem parte da sua rotina, e também características como o custo da divulgação, facilidade da mensuração de resultados, e escalabilidade da comunicação.

Como os anúncios online costumam ser bastante versáteis, apresentam custo reduzido e grandes possibilidades de segmentação e acompanhamento de resultados, essa pode ser uma ótima alternativa para a comunicação da sua campanha.

Use as ferramentas de segmentação disponíveis para direcionar seus anúncios ao público que realmente importa, utilizando filtros como idade, profissão, localização e até tópicos e temas de interesse. Plataformas como o Facebook oferecem dezenas de opções de segmentação para que você alcance somente quem interessa, e assim você pode criar uma mensagem com que aquele público se identifique de verdade e desperte o interesse pela sua oferta.

Terceiro passo: Avaliação

Agora que você já colocou sua campanha para rodar, não esqueça de acompanhar e avaliar os resultados que estão sendo obtidos durante a execução.

É importante saber se todo o esforço e dinheiro investido está trazendo um retorno satisfatório para o seu negócio, e por isso você deve definir e acompanhar métricas que mostrem essa evolução.

Uma métrica básica mas importante de ser acompanhada é o CAC, Custo de Aquisição por Cliente. Para calcular o CAC basta fazer uma divisão simples do valor investido na campanha pela quantidade de novas matrículas conquistadas por ela.

Acompanhar esse tipo de métrica e avaliar sua evolução ao longo do tempo vai te ajudar a perceber quais esforços de comunicação estão trazendo os melhores resultados, assim você vai identificar quais devem ser cortados e quais devem receber mais recursos para aumentar o retorno sobre o investimento.

Quarto passo: Ajustes

Não adianta nada avaliar os resultados e acompanhar métricas de sucesso se você não tomar nenhuma ação baseada nessas informações. O propósito de todo o acompanhamento é identificar o nível de resultado da sua campanha e permitir que você faça ajustes ao longo do tempo para maximizar os resultados obtidos.

Aqui é preciso um pouco de paciência. Você deve dar algum tempo para a campanha rodar e começar a mostrar dados mais concretos sobre os resultados obtidos, por isso não adianta ficar mudando configurações de anúncios e fazendo ajustes sem parar pois assim você nunca vai ter uma base de informações para comparar as métricas ao longo do tempo.

Sucesso na venda de cursos

Tendo isso em mente, mantenha sempre sua atenção às possibilidades de ajustes disponíveis. Pode ser que você queira testar um novo texto, uma nova imagem ou até mesmo uma nova segmentação, mas é importante analisar as métricas disponibilizadas para tomar esse tipo de decisão com base em informações concretas que possam gerar melhorias reais aos seus esforços.


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Matheus Torrano

Apaixonado por criatividade e inovação, busco maneiras de tornar as vidas das pessoas mais felizes com o meu trabalho.