Descubra a Rocketseat, comunidade de programadores

Vem saber mais sobre essa comunidade de programadores incrível em busca do próximo nível.

A Rocketseat nasceu em maio de 2017 quando três programadores, Cleiton Souza, Diego Fernandes e Robson Marques, uniram suas paixões por compartilhar conhecimento.

Vindos de uma trajetória no mercado que acumulou bastante experiência profissional, os três fundadores sabiam que existia muito potencial a ser explorado por quem decidia seguir uma carreira na programação, mas que nem todos os profissionais da área sabiam disso e acabavam perdendo boas oportunidades por falta de preparação.

Sabendo disso, eles tomaram a iniciativa de construir uma ponte entre esse potencial dos programadores e as necessidades do mercado, e decidiram fazer essa conexão por meio da educação.

Inspirados por uma frase do ex-CEO do Google, Eric Schmidt que diz que “quando te oferecem um assento em um foguete você não pergunta qual assento, você simplesmente embarca”, os empreendedores decidiram que essa nova empresa se chamaria Rocketseat, e teria uma missão clara: ser um foguete na vida de cada estudante que embarca com eles nessa jornada.

Sabendo que o mundo da programação é extremamente complexo por conta do grande volume de ferramentas existentes e da velocidade com que as coisas evoluem, a Rocketseat decidiu combinar a eficiência dos bootcamps presenciais com a flexibilidade dos cursos online, potencializando os resultados dos estudantes de acordo com os desafios existentes no mercado.

Prezando sempre por conectar as pessoas envolvidas nesse universo, a Rocketseat trabalha constantemente para construir uma comunidade focada em desenvolver o potencial desse ecossistema. Prova disso foi a realização do Rocketseat Experience (ou RS/XP), um evento que conectou empresas, profissionais do mercado e estudantes para incentivar o networking e compartilhamento de conhecimento entre todos os participantes.

A Rocketseat em números

Com uma trajetória digna de um foguete, a escola já conquistou alguns números realmente impressionantes:

  • 3 anos de atuação no mercado
  • Comunidade de 8.000 estudantes formados
  • Canal no YouTube com mais de 100.000 inscritos
  • Material aberto em vídeo ultrapassando 75 horas de conteúdo gratuito
  • Mais de 100 vídeos criados sobre o universo de programação

Comunidade de programadores: cursos oferecidos

A jornada de quem trabalha com programação é formada por diferentes etapas, cada uma com desafios e objetivos únicos, e a melhor forma de acelerar a carreira é ter clareza e foco nesses objetivos. Por conta disso, os cursos da Rocketseat são focados em cada etapa dessa jornada e suas necessidades específicas:

  • LaunchBase: para quem está começando do zero com programação e deseja dominar os fundamentos do desenvolvimento web e começar a atuar como júnior.
  • GoStack: para quem já programa e quer acelerar a carreira na direção do nível pleno, ou migrar para novas tecnologias, por meio de uma stack (conjunto de tecnologias) completa.

E como não dá pra ficar parado, a Rocketseat já está planejando um novo bootcamp focado em quem já quer avançar para o último nível. Aqui a ideia é aproximar programadores mais experientes de mentores atuantes no mercado, permitindo uma troca profissional mais rica e profunda.

Depoimento de quem conhece

Ninguém melhor para falar sobre a Rocketseat do que alguém que viveu na pele essa viagem de foguete. Por isso, aqui vão algumas palavras do João Melo, que conquistou seu sonho de trabalhar com programação em uma startup graças ao conhecimento adquirido em um bootcamp da Rocketseat:

“Há um ano atrás eu estava estudando por conta própria lendo documentações e blogs. Minha meta era me tornar um desenvolvedor full-stack e trabalhar em uma startup.

Eu tinha um pouco de medo de pagar o valor do bootcamp e não ter retorno, mas comecei a pesquisar sobre pessoas que tinham feito antes e vi que todas davam ótimos feedbacks, então decidi mergulhar na Rocketseat.

Foram dois meses intensos, de imersão total. A Rocketseat tem uma plataforma própria com um servidor no Discord para juntar toda a galera que está fazendo a turma do bootcamp. Com isso você consegue criar networkings incríveis e aprender muito mais, mandando e respondendo dúvidas de outros estudantes.

O conteúdo foi incrível. Eu aprendi do básico ao avançado das tecnologias que grandes empresas como Facebook, Netflix, Airbnb e Nubank utilizam, isso me deu a garantia de que eu estava aprendendo conteúdos realmente requisitados no mercado. Aprendi a trabalhar com ReactJS, React Native e NodeJS direto na prática, criando diversos projetos que são dados como desafios durante o bootcamp.

Durante o bootcamp, a Rocketseat recomenda muito colocar tudo o que aprendo no LinkedIn, e eu fui fazendo isso a cada módulo que eu completava. Os conteúdos ensinados são tão bons que, antes mesmo de eu terminar o bootcamp, fui chamado para trabalhar em diversas empresas (grande parte delas, startups, como eu queria).

Em meio a esses convites de trabalho, chegou uma hora em que consegui contato com a Provi, e percebi que a empresa utilizava todas as tecnologias que aprendi durante o bootcamp. Isso me deixou confiante para tentar fazer parte da equipe, e aqui estou.

Hoje eu trabalho na Provi, uma startup do jeito que eu queria, e posso fazer o que amo graças à Rocketseat, que me passou todo o conhecimento necessário para entrar no mercado de trabalho programando com JavaScript.”


Gostou? Para saber mais sobre a Rocketseat é só clicar aqui e conferir o site deles, mas também vale muito a pena dar uma olhada no canal do YouTube que essa galera mantém sempre atualizado com conteúdo de altíssima qualidade. Ah, e não esquece que a Rocketseat é uma escola parceira da Provi, então você pode contar com a gente na hora de financiar um desses bootcamps que vai te fazer chegar no próximo nível.

Veja mais sobre o autor

Matheus Torrano

Apaixonado por criatividade e inovação, busco maneiras de tornar as vidas das pessoas mais felizes com o meu trabalho.