O que é edtech?

Saiba o que fazem e qual a importância desse tipo de empresa para mudar a forma como trabalhamos com educação.

É difícil imaginar alguma coisa no mundo que não esteja sendo impactado pelo desenvolvimento de novas tecnologias, e no setor educacional isso também não deixa de acontecer.

Assim como existem várias iniciativas trazendo inovação para setores específicos da sociedade, como as agritechs na agricultura e as adtechs no ambiente de publicidade e mídia, existem também aquelas focadas em transformar o modo como fazemos, enxergamos e pensamos em educação.

Ainda é fácil falar de ensino e imaginar aquela cena clássica de uma sala cheia de estudantes olhando para um professor e anotando tudo que é falado durante a aula, mas a verdade é que hoje em dia existem diversas outras formas de aprender e ensinar.

O que é edtech

Uma edtech é uma empresa focada em criar soluções que apliquem a tecnologia ao desenvolvimento de serviços relacionados à educação.

Falando assim pode parecer um termo bastante abrangente, e realmente existem inúmeras oportunidades dentro desse universo. Você não deve pensar em uma edtech como sendo um novo modelo de escola, mas sim como um agente dedicado a transformar a maneira de transmitir conhecimento.

Esse tipo de empresa atua, por exemplo, construindo plataformas de ensino a distância, aplicando de conceitos de gamificação na educação, otimizando a grade de conteúdo de acordo com as necessidades de cada estudante e até focando em nichos mais específicos da educação, como cursos de idiomas e treinamentos corporativos.

O nome edtech surgiu do termo “educational technology”, que significa tecnologia educacional em inglês, e tem o objetivo de posicionar esse tipo de iniciativas como reais transformadoras do aprendizado.

O impacto das edtechs

É um consenso que a questão da educação é extremamente importante para a sociedade como um todo, e é exatamente por isso que as edtechs começaram a dar atenção a esse assunto e identificar oportunidades de negócio no meio.

Um mapeamento feito pela Abstartups em 2018 mostrou que só no Brasil existem mais de 300 empresas atuando nesse mercado, oferecendo soluções focadas em vários aspectos diferentes da educação.

Quando falamos do cenário global, a relevância dessas empresas fica ainda mais clara. Os Estados Unidos são vistos como país líder desse movimento, e em 2018 o mercado de edtechs era avaliado lá em 8,38 bilhões de dólares.

Estima-se que em 2020, o faturamento desse mercado alcance 252 bilhões de dólares, e é claro que isso chamou a atenção de empresas já consolidadas, como Google Facebook, que já investem em soluções dedicadas aos desafios da educação.

Edtechs brasileiras

Mas é claro que aqui no Brasil também existe muita coisa acontecendo para movimentar esse cenário. Aqui em terras brasileiras cresce cada vez mais o número de empresas, eventos e profissionais dedicados a atuar no mercado educacional, e separamos aqui algumas empresas que vale a pena buscar saber mais.

Guten

Guten oferece uma solução que permite aos professores realizarem um acompanhamento pedagógico claro por meio de relatórios detalhados, e que funciona tanto para turmas quanto para alunos individualmente.

Qranio

Uma das primeiras edtechs a surgir no Brasil, a Qranio aplica gamificação e mobile learning para mudar a forma com que as empresas oferecem cursos de capacitação e realizam treinamentos da equipe.

Veduca

Com mais de 800 mil usuários, a Veduca é uma plataforma de ensino à distância com conteúdos sobre os mais diversos temas, atuando até mesmo no desenvolvimento de soft skills. Ela conta com materiais de ensino disponibilizados em parceria com grandes instituições, como a USP e a FIA.

Descomplica

Focada em preparar estudantes para o ENEM e vestibulares no geral, a Descomplica oferece monitoria online e até serviços de correção de redações, além de conteúdos e materiais de ensino de alta qualidade.

Niduu

Niduu é uma edtech maranhense que desenvolveu um aplicativo profundamente baseado em conceitos como microlearning e mobile learning para potencializar o treinamento e desenvolvimento de equipes profissionais.

Mundo 4D

Dedicada a inserir conhecimentos de robótica no ambiente do ensino infantil, a Mundo 4D trabalha com programação robótica e demonstrações com robôs para aproximar esses conceitos do dia a dia das crianças.


Como já deu para perceber, tem muita gente de olho nesse mercado, e a tendência é que ele chame cada vez mais atenção por aí. Vale a pena acompanhar de perto as novidades que estão revolucionando a educação no Brasil e no mundo para saber, porque tem muita coisa vindo por aí.

Se você quiser ficar de perto em mais novidades sobre tecnologia, educação e outros assuntos importantes no mundo de hoje, não deixa de seguir o blog da Provi! Estamos sempre trazendo conteúdo relevante pensado para você.

Veja mais sobre o autor

Matheus Torrano

Apaixonado por criatividade e inovação, busco maneiras de tornar as vidas das pessoas mais felizes com o meu trabalho.