Descubra o Le Wagon, bootcamp internacional para carreiras

Conheça mais sobre o bootcamp internacional que prepara profissionais para estarem no controle de suas próprias carreiras.

Apesar do bootcamp ter iniciado as operações no Brasil apenas em 2016, o Le Wagon na verdade foi fundado em 2013 pelos irmãos Boris e Romain Paillard, após abandonarem carreiras mais tradicionais nos mercados financeiro e jurídico para se dedicar a entregar habilidades técnicas a pessoas criativas.

Desde o início de sua história o Le Wagon busca oferecer uma capacitação de alta qualidade e, assim, formar pessoas capazes não só de atenderem às necessidades do mercado de trabalho, mas também de tirarem do papel suas próprias ideias. Aliando essa mentalidade a um currículo completo e professores que acompanham cada estudante de acordo com seus objetivos pessoais, a escola conquistou destaque no mercado e vem sendo listada como a número 1 em bootcamps de programação.

Sabendo que código é o novo alfabeto, como ele mesmo diz, Mathieu Le Roux decidiu que os criativos brasileiros também deveriam fazer parte dessa transformação digital e, assim, se tornou co-fundador do Le Wagon Brasil.

Ao longo do curso oferecido pelo Le Wagon, os estudantes aprendem não só a construírem sozinhos aplicações do back ao front-end, mas aprendem também a fazer parte de uma equipe completa de desenvolvimento e como colaborar para atingir os melhores resultados em cada projeto.

Passar pela experiência do bootcamp Le Wagon permite que os estudantes construam relações colaborativas em cada turma, mas não para por aí. Após o curso, esses profissionais passam a fazer parte de uma comunidade internacional que permite a troca constante de dicas, novidades, boas práticas e oportunidades. Além disso, ex-estudantes têm também acesso vitalício à plataforma online do Le Wagon, sempre atualizada com o que há de mais recente no mundo da tecnologia.

O Le Wagon em números

Ao longo dos seus seis anos de existência, o Le Wagon já percorreu uma longa jornada, e dá para ver um pouco dessa história em alguns números:

  • Presença em mais de 20 países
  • Criação de mais de 400 startups
  • Comunidade alumni com mais de 7.000 membros
  • 38 campi em diferentes cidades ao redor do mundo
  • 99,5 milhões de reais levantados na primeira rodada de investimentos
  • Desenvolvimento de mais de 1.800 aplicativos web por estudantes durante o bootcamp

Cursos oferecidos

Durante os primeiros anos de sua história, o Le Wagon manteve seus esforços direcionados para a construção de um único curso, de desenvolvimento web. Conforme esse curso foi conquistando um reconhecimento cada vez maior no mercado, o bootcamp decidiu expandir sua atuação e oferecer também a preparação para profissionais de data science. Saiba mais sobre os cursos oferecidos pelo Le Wagon:

  • Desenvolvimento Web: com opções de 9 ou 24 semanas de duração, o curso é capaz de formar um desenvolvedor web júnior preparado para integrar uma equipe profissional e atuar na criação de softwares adequados às necessidades dos usuários.
  • Data Science: prepara profissionais capacitados para extrair insights de valor a partir de dados e como conduzir projetos de implementação de modelos de machine learning, do início ao fim, em um ambiente de produção.

Os cursos oferecidos pelo Le Wagon contam com um currículo sólido e alinhado aos desafios encontrados no ambiente real de trabalho. Assim, o bootcamp consegue não só capacitar de maneira eficaz quem busca uma transição na carreira, como também aprimorar as habilidades de profissionais que já atuam na área.

Depoimento de quem conhece

Uma pessoa que viveu essa transformação de vida proporcionada pelo Le Wagon é a Tamires Nunes. Enquanto seguia uma carreira totalmente diferente em Belo Horizonte, ela decidiu que precisava explorar novas oportunidades profissionais para se sentir realizada de verdade. Dá uma olhada no que ela tem pra falar sobre essa experiência:

“Sou formada em Letras e trabalhava dando aulas de francês em alguns cursinhos. Eu me sentia satisfeita com minha profissão, mas algo ainda não estava no lugar. Eu sentia que precisava de mais e, sozinha, comecei a pesquisar sobre linguagem de programação e seus caminhos. Comecei a fazer uns cursinhos online e a estudar por conta própria. Em janeiro de 2019, descobri o Le Wagon e comecei a sonhar com essa mudança em minha vida. Durante meses, fiquei estudando sozinha e participando de meetups das comunidades de tecnologia, mas sem perder de vista o sonhado Le Wagon, pois eu sabia que seria uma entrada incrível para a área de tecnologia, principalmente para mim, que vinha de uma área tão diferente.

Quando finalmente obtive a resposta que começaria o curso, fiquei fascinada! Seriam meses intensos, pois em BH o curso tem o formato part-time, com duração de seis meses. Comecei a me preparar para a rotina puxada de estudo e imersão total. Além das aulas online e do acompanhamento na sala, o Le Wagon tem um canal no Slack que nos conecta com estudantes e ex-estudantes do mundo todo! É uma troca incrível de conhecimento e uma excelente oportunidade para criar networking com o mundo todo haha. Isso sem falar que a plataforma do curso é maravilhosa, as aulas e conteúdos são bem didáticos e continuamos com acesso mesmo após finalizar os estudos.

No Le Wagon, trabalhamos de forma pesada as tecnologias Ruby on Rails, criando grandes projetos ao longo do curso, o que nos dá uma boa base para encarar outras tecnologias, tanto de back-end quanto de front-end. Ao final do curso, ainda temos um curso extra de React e Redux que é simplesmente fantástico!

Minha jornada no curso foi realmente transformadora! Eu encarei o desafio de mudar completamente de carreira e não poderia ter escolhido um lugar melhor. Com dois meses de curso, já consegui um estágio e isso moldou meus passos iniciais no mercado de trabalho. Hoje, eu tenho consciência de como me preparar para os processos seletivos e também compreender as ofertas que estão alinhadas ao meu caminho, para conseguir cada vez mais crescimento na área.”


Se você quiser saber mais sobre como esses cursos podem ser o que você precisa para transformar sua carreira, confira as próximas turmas disponíveis no Le Wagon e não esqueça que a Provi está aqui para ajudar você a dar esse importante passo sem se preocupar com dinheiro.

Veja mais sobre o autor

Matheus Torrano

Apaixonado por criatividade e inovação, busco maneiras de tornar as vidas das pessoas mais felizes com o meu trabalho.