Empréstimo de Intercâmbio: como fazer?

Veja como um empréstimo para intercâmbio pode ajudar você a viver uma experiência incrível e ainda investir no desenvolvimento profissional.

Se antigamente a possibilidade de fazer um intercâmbio era algo reservado apenas para pessoas com muito dinheiro, a realidade atual já não é tão excludente assim.

É claro que um programa de intercâmbio não é algo barato, e vai sim demandar um bom planejamento financeiro para poder viver essa experiência sem prejudicar a sua saúde financeira, mas a verdade é que existem opções para ajudar a alcançar esse sonho – e uma dessas opções é o financiamento ou empréstimo para intercâmbio.

Por que fazer intercâmbio?

Começando pelo começo, é importante considerar quais são os motivos para fazer um intercâmbio e o que isso pode gerar de benefício para você e seu futuro.

A oportunidade de viajar para fora do Brasil e conhecer novos lugares, pessoas e culturas por si só já é algo muito atrativo, e viver essa experiência pode contribuir de diversas formas para o seu crescimento pessoal e profissional.

Aprendizado em tempo integral

Ouvimos tanto sobre a importância de sair da nossa zona de conforto, e é difícil pensar em um exemplo mais claro para isso do que fazer um intercâmbio.

Sair da sua terra natal para um ambiente totalmente novo em que você muitas vezes não conhece ninguém e precisa aprender praticamente do zero como a fazer tudo é algo que te força a entrar em um estado de aprendizado em tempo integral.

Mais do que aprender a entender e se expressar no idioma desse novo país, durante um intercâmbio você vai precisar aprender como as pessoas da região se relacionam, como funcionam serviços básicos de transporte e moradia, como se orientar em uma cidade nova, além de lidar com todos os imprevistos que podem – e vão – surgir ao longo dessa experiência.

Desenvolvimento pessoal

Essa postura de aprendizado em tempo integral certamente vai contribuir para o seu desenvolvimento pessoal – o que impacta diretamente no seu crescimento profissional também, como no fortalecimento das suas soft skills.

Toda essa vivência ajuda você a desenvolver mais flexibilidade e capacidade de adaptação, já que essas são características constantemente necessárias ao longo de um intercâmbio, o que contribui para a sua própria evolução.

Um outro ponto muito importante de um intercâmbio é a sua imersão em uma nova cultura e em um novo ambiente. Sabemos que ambientes diversos contribuem para o desenvolvimento de ideias mais ricas e plurais, e quando você vive por um tempo em um país que não é o seu, as chances de conhecer novas pessoas com diferentes vivências, ideias e pontos de vista passam a ser parte da sua rotina.

Melhores oportunidades de trabalho

Tanto aprendizado e desenvolvimento ajudam a tornar o seu perfil profissional ainda mais atrativo para oportunidades de trabalho melhores.

Essa experiência vai te dar a bagagem necessária para lidar com diversas situações diferentes e contribuir para se destacar em processos seletivos ou nas buscas de recrutadores do seu mercado.

Outro benefício claro que aumenta o seu destaque profissional é o aprendizado de um novo idioma. Muitos brasileiros acabam escolhendo países em que a língua principal é o espanhol por conta das similaridades com o português, e ter o domínio do idioma pode abrir muitas portas para oportunidades tanto pela América Latina quanto na Europa, com foco na Espanha.

Além do espanhol, é praticamente senso comum que o inglês é o idioma do mundo dos negócios, e aproveitar o intercâmbio para desenvolver a sua proficiência no inglês é um ótimo plano. Mesmo que você decida fazer seu intercâmbio em um país em que o inglês não seja o idioma principal, é comum que várias instituições de ensino e até empresas em países europeus, por exemplo, adotem o inglês como idioma comum e assim ajudem a melhorar o seu domínio do idioma.

É possível fazer empréstimo para intercâmbio?

Como já foi falado antes, fazer um intercâmbio requer um investimento financeiro considerável e um planejamento bem feito para garantir a viabilidade do seu programa – mas isso não quer dizer que seja impossível.

Independentemente de qual país ou programa de intercâmbio você escolher, arcar com os custos envolvidos vai ser o primeiro passo para tornar esse projeto realidade, e uma alternativa para resolver essa questão é buscar crédito educacional por meio de um financiamento ou empréstimo para intercâmbio.

Fazer um empréstimo para intercâmbio é sim uma possibilidade, mas não se esqueça que, assim como em qualquer tipo de financiamento, é essencial entender quais são todas as taxas, condições e custos envolvidos para garantir que você está fazendo um bom negócio.

Vale a pena pegar empréstimo para intercâmbio?

Essa é uma pergunta que vai ter respostas diferentes de acordo com a situação de cada pessoa planejando fazer um intercâmbio.

Acima foram citados diversos benefícios e motivos que fazem do intercâmbio uma ótima oportunidade de crescimento, e para saber se vale a pena investir nessa experiência você pode avaliar se esses benefícios serão suficientes para compensar os custos envolvidos.

Se a sua decisão for de seguir em frente com esse projeto, pode ser sim que um empréstimo para intercâmbio seja uma boa opção para o seu caso.

👉 Faça o seu intercâmbio pagando com a Provi

Quais as vantagens do empréstimo para intercâmbio

Algo que pode acontecer em programas de intercâmbio é a variação no preço de acordo com a forma de pagamento: à vista ou a prazo. Caso você deseje pagar a prazo e esse parcelamento adicione juros muito altos ou remova descontos oferecidos no preço à vista, o financiamento pode ser uma boa maneira de garantir melhores condições de pagamento.

Outro ponto importante a ser analisado é o que está sendo considerado no preço do intercâmbio. Se o preço cobre apenas taxas ou mensalidades dos estudos, por exemplo, esse financiamento estudantil pode ser uma boa opção para que você tenha o dinheiro necessário para arcar com outros custos durante o intercâmbio, como moradia e transporte.

O crédito educacional para intercâmbio também pode ser uma forma de acelerar o seu sonho de estudar fora do país, já que você não vai precisar esperar por um longo período até conseguir guardar dinheiro suficiente para pagar pelo programa de intercâmbio.

Além disso, o empréstimo pode ser uma ótima forma de te ajudar a realizar o intercâmbio em momentos em que o valor do real no mercado está em constante oscilação. Tanto o aumento do dólar quanto de outras moedas mais fortes, como o euro, acabam tornando o sonho do intercâmbio mais distante, e o empréstimo pode te ajudar a remover essa barreira do caminho.

Ainda falando sobre a diferença no valor das moedas, quem decide por um programa de intercâmbio de estudo e trabalho também pode se beneficiar do câmbio valorizado. Isso porque a pessoa receberia por seu trabalho em dólar ou euro enquanto pagaria as parcelas do financiamento em real, facilitando o pagamento do crédito obtido.

Quais as desvantagens do empréstimo para intercâmbio?

Como já foi falado anteriormente, qualquer tipo de empréstimo deve ser bem analisado antes de qualquer avanço, e no empréstimo para intercâmbio essa regra continua valendo.

Tenha certeza que você vai conseguir honrar com essa dívida para não ter problemas financeiros ou acabar com o nome sujo. Pode ser uma boa ideia tentar pagar a maior parte do empréstimo ainda no Brasil, evitando que você volte para o país no futuro com uma dívida pendente no seu nome.

Por fim, procure sempre empresas sérias para solicitar o seu financiamento para intercâmbio. Contar com uma empresa reconhecida no mercado vai te ajudar a ter mais segurança no processo de empréstimo e evitar surpresas desagradáveis nas condições do contrato ou mesmo taxas de juros abusivas.

Como funciona o empréstimo para intercâmbio?

O processo de financiamento estudantil para intercâmbio pode variar de acordo com a empresa que estiver oferecendo esse serviço, por isso é importante pesquisar bastante para garantir que você esteja optando pela melhor opção disponível.

Assim como em outras modalidades de crédito educacional, o financiamento estudantil ou empréstimo para intercâmbio é um serviço em que você contrata uma instituição financeira que vai fazer o pagamento integral dos custos do seu intercâmbio para a agência de intercâmbio. Dessa forma, os seus pagamentos serão feitos ao longo do tempo para a instituição financeira, e não para a agência de intercâmbio escolhida.

Isso significa que a agência de intercâmbio escolhida já terá recebido o pagamento desde o início, e assim pode trabalhar para você começar o seu programa o quanto antes, enquanto você tem mais tempo para guardar o dinheiro necessário para pagar a instituição financeira.

Onde posso fazer empréstimo para intercâmbio?

Sempre que falamos de serviços financeiros, é essencial ter confiança em quem vai te acompanhar nesse processo. Isso significa conhecer a fundo quem está te oferecendo esses serviços e também ficar de olho em quem oferece opções boas demais para ser verdade – geralmente isso acaba não sendo a realidade mesmo.

Aqui na Provi, além de trabalhar com centenas de escolas nacionais que oferecem cursos profissionalizantes nas mais diversas áreas, também temos parcerias com agências de intercâmbio confiáveis e reconhecidas no mercado.

Se você quiser seguir com um financiamento estudantil para seu intercâmbio com a nossa ajuda, a primeira etapa vai ser a realização de uma análise de crédito que é totalmente feita pela Provi para entender não só o seu perfil financeiro como também o seu potencial futuro e encontrar as melhores condições para o seu caso.

Além de passar pela análise de crédito, quem financia um intercâmbio com a Provi precisa também ter o apoio de um avalista e realizar o pagamento de uma entrada de 15% sobre o valor financiado. Vale destacar que o nosso crédito educacional para intercâmbio cobre apenas o valor do curso no exterior, o que costuma representar por volta de 50% do custo total do intercâmbio quando levamos em conta custos com moradia e passagem aérea.

Conclusão

Realizar um intercâmbio pode ser uma ótima oportunidade não apenas para o seu desenvolvimento pessoal como também para o seu crescimento profissional, o que com certeza vai ajudar na evolução da sua carreira.

Buscar um financiamento ou empréstimo para intercâmbio é uma forma de acelerar a realização desse sonho e começar a colher os frutos disso mais cedo, mas é importante entender a fundo quais as condições envolvidas nesse crédito para não acabar se complicando financeiramente.

Na Provi, oferecemos crédito educacional para intercâmbio em parceria com agências de intercâmbio sérias e reconhecidas no mercado, e você pode contar com a nossa ajuda para investir no seu futuro de maneira segura e sem burocracia.



Veja mais sobre o autor

Matheus Torrano

Apaixonado por criatividade e inovação, busco maneiras de tornar as vidas das pessoas mais felizes com o meu trabalho.