Descubra a Labenu, escola de programação

Veja como essa escola de programação pode ajudar você a reinventar sua carreira e transformar seu futuro profissional.

A vontade de reinventar é algo que guia a existência da Labenu, e isso começa pelo próprio nome da escola.

Anteriormente conhecida como Future4, a equipe sentiu que precisava achar uma nova marca que refletisse seu desejo de reinventar a educação no Brasil, construindo pontes para tornar o acesso aos estudos mais acessível e democrático, e daí surgiu o novo nome Labenu.

Benu é uma figura da mitologia egípcia que inspirou a famosa Fênix, da mitologia grega, personagem intimamente relacionado aos ciclos de renascimento e início de uma nova vida, o que diz muito sobre o propósito da escola.

Por meio do ensino online e ao vivo, a Labenu quer remover as barreiras que dificultam o acesso de muitas pessoas no Brasil a uma educação de qualidade, abrindo o caminho para que profissionais se desenvolvem de onde quer que estejam. A alternativa de aulas remotas permite que os estudantes acesse o conteúdo de maneira mais flexível, além de reduzir custos inerentes ao ensino presencial, como gastos com transporte e alimentação.

Oferecendo um currículo constantemente atualizado com os requisitos atuais do mercado de trabalho, a Labenu promove o desenvolvimento tanto das habilidades técnicas (ou hard skills) quanto das soft skills necessárias para o aumento da empregabilidade entre seus estudantes – que muitas vezes ainda estão tendo suas primeiras experiências com programação.

A escola ainda estimula a formação de estudantes autodidatas, que aprendem a aprender e criam o hábito de se desenvolver ao longo de toda a vida.

Ainda pensando em evitar barreiras de acesso e distribuir oportunidades de maneira mais igualitária, a Labenu promove um processo seletivo baseado em projetos. Durante o processo, cada estudante encara um desafio de construção que dura por volta de duas semanas e permite identificar características como vontade de aprender, busca por feedbacks, resiliência e muito mais – sempre com o acompanhamento e suporte total da escola para ajudar no que for preciso.

Vale ressaltar que o processo seletivo não é um vestibular, e para participar não é necessário nenhum conhecimento prévio em programação; o importante é o esforço e a vontade de fazer acontecer.

O desejo da Labenu de promover a inclusão também fica claro nas formas de pagamento do curso. Além do clássico pagamento mensal ao longo do curso, a escola oferece ainda opções de financiamento com parcelamento em até 3 anos e ainda a alternativa do ISA, o Income Share Agreement.

Com o ISA, oferecido em parceria com a Provi, o estudante não precisa nem ter dinheiro para poder fazer o curso, já que o pagamento começa apenas quando o estudante estiver recebendo, no mínimo, R$3.500,00 por mês, e não precisa pagar nada antes disso. Nos meses em que o estudante não receber o valor mínimo, ele também não precisa pagar nada, e se após 5 anos de formatura na Labenu o pagamento total não tiver sido quitado o pagamento é suspenso e o estudante não precisa pagar mais nada.

E como se reinventar é a ordem na Labenu, a escola criou também um podcast próprio: o Intech. Com ele os estudantes da escola – e qualquer pessoa que se interesse pelo assunto – passam por uma atualização semanal de notícias e novidades do mundo da tecnologia e dos negócios.

Cursos oferecidos na escola de programação

A Labenu acredita na prática intensa como forma de fortalecer o aprendizado. Com uma rotina que traz o conteúdo teórico para aplicações práticas, a escola oferece uma formação em desenvolvimento web full stack focada na empregabilidade dos estudantes. Veja mais sobre o curso:

  • Desenvolvimento Web Full Stack: o curso aborda tanto conceitos e ferramentas do front-end (a parte que fica em contato com o usuário) quanto do back-end (a lógica e armazenamento de dados por trás das páginas web). Com 7 módulos de conteúdo distribuídos ao longo de 26 semanas, o programa aborda também a capacitação necessária para enfrentar os desafios técnicos de processos seletivos.

O programa do curso tem duração mais curta que o comum, de 6 meses, mas o período reduzido ainda oferece uma capacitação de alta qualidade. A ideia de um programa mais curto surgiu para atender as pessoas que precisam de um tempo hábil para migrar de carreira, o que poderia ser um desafio ainda maior caso os estudos levassem muito tempo para serem concluídos.

Depoimento de quem conhece

A Patricia Matiesque teve a oportunidade de viver a experiência de ensino da Labenu. Ela preparou um depoimento aqui para o blog da Provi para compartilhar a visão dela sobre esse período intenso na vida dela:

“Os seis meses mais intensos da minha vida. Isso descreve muito bem como foi minha experiência com o bootcamp da Labenu.

Eu queria estudar programação mas não sabia por onde começar, até que vi um anúncio da Labenu e resolvi participar com aquele pensamento meio ‘quem sabe eu passo’. Bom, passei e comprei a ideia desse novo desafio.

Foi a primeira vez que tive a experiência de estudar por EAD, e até que demorei um pouco para me adaptar ao formato, mas depois que peguei o jeito foi incrível. Cada dia trazia um novo conteúdo, um novo conhecimento, realmente uma frequência muito grande na atualização das novidades abordadas no curso, e as aulas ao vivo e o suporte dos professores durante o dia foram essenciais para absorver todas as informações.

Eu organizei uma rotina que ajudou bastante na execução das atividades, começando às 8h e indo direto até 17h da tarde. No fim do dia eu estava cansada, mas também estava muito satisfeita.

Com o tempo eu pude perceber como estava evoluindo e crescendo meus conhecimentos, e analisar projetos antigos deixava essa evolução ainda mais clara e me dava mais fôlego para novos desafios.

Hoje trabalho com JavaScript, React, Redux, Nodejs, TypeScript e Git com tranquilidade. Acho que é uma evolução incrível para apenas seis meses de estudo, não acha?”


Se você quiser reinventar sua carreira com a capacitação de excelência da Labenu, lembre-se que a Provi pode ajudar você a acelerar a sua transformação profissional por meio de crédito descomplicado.

Veja mais sobre o autor

Matheus Torrano

Apaixonado por criatividade e inovação, busco maneiras de tornar as vidas das pessoas mais felizes com o meu trabalho.