Dica da Provi: receitinhas saudáveis para matar a ansiedade

Entre um pagode e outro, a Laura já tem umas receitas deliciosas preparadas para matar a fome na dica da Provi.

Quando a gente passa tanto tempo dentro de casa é fácil comermos muito além do normal. Você tá de bobeira no sofá, vai dar uma volta, passa na cozinha, pega alguma coisinha e come. Dá uma pausa no trabalho, sai do computador, lembra que ainda tem um pouco de doce na geladeira, vai lá e come.

Isso é normal e totalmente compreensível, ainda mais em tempos estressantes. Mas para ajudar você a variar um pouco essa comilança, experimentar algumas opções mais saudáveis e ainda praticar seus dotes culinários trouxemos a dica gastronômica da Laura Marques, Head de Cobrança aqui da Provi.

Além de fã enlouquecida pelo Dilsinho e exemplo de perseverança matemática, a Laurinha tem algumas receitas deliciosas para deixar aquele lanchinho do meio do dia um pouco mais saudável. Confere a dica e já anota os ingredientes para quando for no mercado de novo!

Minhas receitinhas saudáveis para matar a larica em tempos de home office, quarentena, ansiedade e comilança na casa da mãe

Receita 1: doce de tâmara® (nome especialmente criado por mim)

POE FOTO DO MEU LINDO DOCE SE POSSÍVEL

Foto de um doce de tâmara

É bem fácil de fazer, e são só quatro ingredientes: tâmara, pasta de amendoim, aveia e chocolate.

Bata 5 tâmaras sem caroço no processador. Depois, adicione 1 colher de sopa de aveia e bate mais. Adicione 1/2 xícara de pasta de amendoim (de preferência sem açúcar) e bate até ficar bem cremoso. Depois disso adicione mais 1 colher de sopa de aveia em flocos. Aí você vai fazer bolinhas com essa mistura.

Enquanto isso, derreta 6 quadradinhos de chocolate (se possível meio amargo ou 70%) e use um potinho para banhar as bolinhas no chocolate derretido. Depois, coloque numa travessa com papel manteiga e deixe na geladeira até endurecer e pronto, tá perfeito <3

Receita 2: brownie de caneca perfeito® 

Foto de um brownie de caneca perfeito

Coloca numa xícara grande: 1 colher de sopa de manteiga sem sal, 5 quadradinhos de chocolate (se possível meio amargo ou 70% também) e leve ao microondas por 1 minuto até derreter. Adicione um ovo e misture bem, depois adicione 1 colher de sopa de açúcar mascavo, 1 colher de sopa cheia de cacau em pó, 2 colheres de sopa de farinha e aveia e misture bem. Pra quem gosta, pode adicionar um pouquinho de castanha picada. Depois é só levar ao microondas por 50 segundos e prontiooo <3

Extra: a coberturinha a gente colocou cacau + leite em pó + água

Já tem um tempinho que eu venho tentando mudar minha alimentação (que nunca foi boa de verdade). To aproveitando esse momento de quarentena, em que ficamos muito tempo em casa, pra testar novas coisas na cozinha, e o melhor jeito pra começar é tentar um docinho caseiro <3 É uma forma de matar a vontade de doce e também pode acabar desconstruindo a ideia de que comida saudável é sem gosto.

Eu sempre busco opções saudáveis e gostosas (óbvio que de vez em quando rola aquele milkshake no meio do dia ou uma pausa rápida no trabalho pra ir na loja de doces, sdds), mas acabei encontrando opções que eu, particularmente, gostei muito também! Talvez até mais do que um docinho tradicional. Quem convive comigo sabe que sou a louca da tâmara, da beterraba (suco, panqueca, macarrão, já fiz até bolo de beterraba) e do suco verde.

E o mais importante de tudo isso: fazer suas comidinhas também é auto cuidado <3.


Aqui eu vou ter que deixar um comentário pessoal: o doce de tâmara® da Laurinha é realmente sensacional. Se eu fosse você eu testaria essa receita o quanto antes, você não vai se arrepender. E você também não vai se arrepender de conferir os outros posts do blog da Provi! Lá você confere todas as outras dicas que a nossa equipe tem para compartilhar.

Veja mais sobre o autor

Matheus Torrano

Apaixonado por criatividade e inovação, busco maneiras de tornar as vidas das pessoas mais felizes com o meu trabalho.