Dica da Provi: é hora dos podcasts

Uma seleção especial de podcasts para ajudar a olhar as coisas por uma nova perspectiva e trabalhar a empatia.

Nos últimos tempos o universo dos podcasts teve um crescimento muito acelerado. Eles começaram aos poucos, muitas vezes em sites exclusivos e plataformas independentes, mas hoje em dia já dominaram também vários serviços de streaming de áudio como o Spotify, que vem apostando forte nesse formato de conteúdo.

Existem podcasts para todos os gostos e estilos, e é até difícil escolher algum com tantas opções disponíveis. Ainda bem que hoje o Leonardo Vieira veio dar uma força nessa tarefa.

Formado em Ciências Sociais pela UNINOVE e com especialização em Pesquisa de Tendências e Inovações pela Anhembi Morumbi, o Leonardo atualmente é analista de Customer Experience na Provi e resolveu compartilhar umas dicas de podcast com você aí que está lendo o blog da Provi.

É hora dos podcasts.

Minhas dicas são dois podcasts que comecei a escutar muito quando decidi fazer uma mudança radical na minha carreira.

Eu sempre atuei em projetos sociais e há um ano decidi que queria fazer uma transição para um projeto que também gerasse um impacto positivo na sociedade, mas que também estivesse envolvido com tecnologia, empreendedorismo e inovação.

Buscando isso acabei encontrando a Provi, e felizmente já posso afirmar que meu objetivo foi alcançado. Trabalhar aqui é se desafiar todo dia, aprender com gente que você admira e superar as expectativas sempre.

Nesse processo de transição conheci o podcast Confia na Quarta, que acabei começando pelo terceiro episódio “sucesso sem burnout”. Sim, é possível hahahaha. Abordando temas ligados a liderançainvestimentos empoderamento feminino, feito por mulheres e com foco em mulheres, o objetivo segundo a descrição das criadoras é falar de empoderamento de carreira e trazer mais confiança profissional. Outros episódios que posso indicar aqui são o “olá, produtividade. adeus, procrastinação”, “ABC do investimento” e “dinheiro no divã”.

Uma vez inserido no universo dos podcasts, conheci por acaso o Meio Fio, que também é feito por mulheres mas que aborda temas mais variados, como: “Como transformar arte em trabalho”, “Perdoar e pedir desculpas” e “Por que a gente se boicota tanto”.

Eu aprecio muito a forma como as pessoas se expressam nesses podcasts e como elas abordam assuntos relacionados ao dia a dia, como elas enxergam a vida e de que maneira falam daquilo que amam.

No mundo em que vivemos acabamos naturalizando coisas e situações que não deveriam ser naturais. Quase nunca nos sobra tempo para estar junto daqueles que amamos, falar das nossas angústias e nos perceber em meio aos processos, sejam eles internos ou não.

Ouvir esses podcasts acaba muitas vezes minimizando o impacto dessa falta de tempo, e me permite pensar a vida por novas perspectivas, a partir do olhar de outras pessoas, e do espaço que elas ocupam.


Agora não falta coisa para você ouvir por aí, hein? Continue acompanhando a gente aqui no blog da Provi para conferir as próximas dicas, e também vale dar uma olhada nas últimas que sairam.

Veja mais sobre o autor

Matheus Torrano

Apaixonado por criatividade e inovação, busco maneiras de tornar as vidas das pessoas mais felizes com o meu trabalho.