Dica da Provi: estoicismo e a calma em meio ao caos

Conheça a filosofia milenar que o Franco adotou como forma de levar uma vida mais completa e feliz na dica da Provi.

Todo mundo quer ser feliz, mas muitas vezes pode ser difícil até mesmo identificar o que precisamos fazer para alcançar a felicidade real em nossas vidas. São tantas variáveis e coisas acontecendo fora do nosso controle que parece que a felicidade acaba estando simplesmente na mão do acaso, e não tem muito o que podemos fazer sobre isso.

Essas questões sobre como aproveitar uma vida completa mesmo com tanta imprevisibilidade são a base para o estoicismo, uma filosofia de mais de dois mil anos e que busca ajudar as pessoas a encarar todo esse caos da existência de uma forma mais serena.

Para a dica de hoje aqui no nosso blog, a filosofia estóica é a escolha do Fernando Franco, CEO da Provi. Engenheiro formado pelo ITA e com anos de experiência no mercado financeiro, o Franco encontrou no estoicismo uma forma de viver melhor a vida mesmo com uma avalanche de informações diferentes surgindo a cada hora, e agora você confere o que ele tem para falar do assunto.

Estoicismo e a calma em meio ao caos

Em tempos onde tudo é pra ontem e cada vez se busca mais “felicidade”, a filosofia estóica é uma maneira de entender que você precisa de muito pouco para ser feliz de verdade, e isso ajuda a tornar os dias mais leves e até produtivos.

Existem vários livros que tratam sobre o assunto, mas essa matéria da BBC serve como um bom ponto de partida, passando por cima de vários tópicos relevantes no assunto: Estoicismo, a filosofia de 2 mil anos cada vez mais usada como receita para sobreviver ao caos

No artigo você vai ver relatos de pessoas que apoiaram a vida no estoicismo, as reflexões de diversos filósofos sobre o tema e também a história do surgimento dessa linha filosófica. Para completar, essas aqui são as minhas duas citações favoritas na filosofia estóica:

“I judge you unfortunate because you have never lived through misfortune. You have passed through life without an opponent — no one can ever know what you are capable of, not even you.” — Sêneca

“Choose not to be harmed — and you won’t feel harmed. Don’t feel harmed — and you haven’t been.” — Marcus Aurelius

Quem quiser saber mais pode conferir também alguns livros ou newsletters como esses aqui:


Muitas vezes podemos aproveitar conhecimentos antigos para levar uma vida melhor, mas se você também gosta de acompanhar as mudanças e tendências do mundo atual, não esquece de acompanhar o blog da Provi. Estamos sempre trazendo novidades e dicas sobre desenvolvimento profissional, finanças, educação e tecnologia para manter você por dentro de tudo.

Veja mais sobre o autor

Matheus Torrano

Apaixonado por criatividade e inovação, busco maneiras de tornar as vidas das pessoas mais felizes com o meu trabalho.