Dica da Provi: cuide dos seus relacionamentos

Cada pessoa que conhecemos pode trazer várias oportunidades para nossas vidas, e a Aninha sabe bem disso. Vem ver o que ela contou na dica da Provi.

Muito se fala sobre fazer networking, construir uma rede de contatos, conhecer pessoas e assim por diante, mas a verdade é que apenas ter contatos é irrelevante se você não se dedicar a construir relacionamentos verdadeiros.

Na dica de hoje contamos com a participação da Ana Baraldi, Head de Inovação da Provi. Continue lendo para conhecer algumas das experiências que ela já viveu nessa área e o que ela tem para falar sobre esse assunto que vai te ajudar não só a crescer como profissional, mas também como pessoa.

Cuide dos seus relacionamentos

Olha, esse processo todo de pensar em uma dica foi muito muito difícil, mas eu decidi que a dica que eu tenho pra dar é pras pessoas cultuarem muito bem as suas relações, principalmente sendo verdadeiras nessas relações.

Eu conversei com várias pessoas pra saber qual tinha sido a melhor dica que eu já tinha dado ao longo da vida, e muitas coisas vieram nessa linha de manter bons relacionamentos, sempre tratando cada um deles com muita sinceridade. Seja porque eu já consegui indicar vários amigos meus pra trabalhos novos – com pessoas que nem eram muito próximas minhas, mas que simplesmente tinham uma boa impressão de mim – ou porque sempre sou eu mesma e indico que as pessoas também façam isso.

Tem um caso que vivi recentemente nessa linha:

Eu tenho uma amiga que vai tirar um ano pra estudar e todo mundo indicou que ela não conversasse na empresa com o chefe dela sobre o assunto, porque o máximo que ela ia conseguir era perder o bônus. Falei com ela e disse que ela deveria ser sincera com o chefe, porque se ele realmente se importasse com ela talvez as oportunidades fossem até melhores. Ela aceitou meu conselho e falou com o chefe. No fim das contas ela conseguiu uma licença não remunerada no trabalho, sem problemas.

Resumindo, eu acredito muito que se a gente mantém boas relações verdadeiras desde o início, muitas portas podem se abrir. Então aproveita as pessoas que você conhece, independente de quem seja ou em que contexto a pessoa está. Outro exemplo, pra encerrar: o meu último trabalho – antes da Provi – veio por uma indicação de uma pessoa que conheci por cinco minutos em um evento.

Essa é minha dica. É isso!


Essa dica é daquelas para levar para a vida! E se você quiser uma ajuda para começar a encontrar novas pessoas e evoluir seus relacionamentos, o blog da Provi pode ser um ótimo ponto de partida. Dá uma olhada nos posts anteriores para ver o que outras pessoas da nossa equipe já compartilharam por aqui. Já fica fácil ter assunto se quiser puxar um papo.

Veja mais sobre o autor

Matheus Torrano

Apaixonado por criatividade e inovação, busco maneiras de tornar as vidas das pessoas mais felizes com o meu trabalho.