8 dicas para melhorar o trabalho em home office

Confira como você pode manter um bom desempenho no trabalho em home office e ainda curtir as facilidades de trabalhar da sua própria casa.

Apesar de a mudança de várias empresas para o sistema de home office ter causado muita estranheza inicialmente, parece que essa modalidade de trabalho pode ter realmente se transformado no novo normal em vários lugares.

Uma pesquisa realizada pela consultoria Talenses em parceria com a Fundação Dom Cabral mostrou que 70% das empresas brasileiras de todos os setores esperam que o regime de home office passe a ser adotado de maneira parcial ou integral às suas operações, principalmente empresas da indústria ou de serviços.

Muitos profissionais acabaram fazendo a transição para o home office de maneira repentina e sem muita organização ou preparo prévio, e mesmo após um tempo considerável trabalhando de casa ainda é possível observar que algumas pessoas não conseguiram se adaptar totalmente. Em uma pesquisa realizada pelo LinkedIn com 2 mil profissionais trabalhando em home office os dados mostraram que 62% dos trabalhadores estão mais ansiosos e estressados com o trabalho e que 21% chegam a trabalhar pelo menos quatro horas a mais por dia. É claro que trabalhar em casa também traz alguns pontos positivos. O mesmo estudo mostrou que 59% dos profissionais sentiram melhora no tempo passado com suas famílias e 32% reportaram a adoção de uma alimentação mais saudável.

Pensando em ajudar quem ainda sofre com essa adaptação forçada para o home office e talvez até melhorar a situação de quem já se acostumou ao novo jeito de trabalhar, esse texto traz algumas dicas valiosas e que podem melhorar muito a sua qualidade de vida.

Monte um espaço dedicado de trabalho

Mesmo que sua casa ou apartamento não seja muito grande ou não tenha um cômodo feito para servir de escritório, defina um espaço que você vai usar apenas para trabalhar. Busque um lugar onde a internet funcione bem, onde você consiga ficar confortável e onde não tenha muitas distrações, como barulhos ou movimento de outras pessoas. Trate esse espaço como se fosse seu antigo escritório, mantendo tudo organizado e pronto para que você consiga executar as suas tarefas. Isso vai ajudar você a se sentir dentro de um ambiente de trabalho e aumentar sua produtividade.

Trabalho em home office

Organize intervalos ao longo do dia

Pode parecer contraditório, mas fazer pausas durante o dia podem ajudar você a produzir mais no fim das contas. Existem técnicas como a Pomodoro que orientam você a definir intervalos de tempo específicos e distribuir suas atividades durante o dia de acordo com esse planejamento.

Programe alarmes no seu celular a cada 90 minutos, por exemplo, e ao final desse período faça intervalos de 15 minutos deixando o trabalho inteiramente de lado. Saber que você tem um intervalo em breve vai ajudar você a focar de verdade durante os 90 minutos de trabalho e evitar distrações, como ver mensagens de amigos, e você pode aproveitar os 15 minutos de intervalo para fazer o que quiser sem sentir culpa.

Siga horários determinados de trabalho

Como já foi citado, algumas pessoas sentem que estão trabalhando muito mais horas por dia desde que começaram o home office. Apesar de isso poder trazer até algum ganho de produtividade no curto prazo, são grandes as chances de você atingir o limite em breve e chegar em um estado de burnout. Aproveite a flexibilidade de horários do home office para achar as melhores horas para você trabalhar, mas defina um horário limite para encerrar o dia e respeite isso em sua rotina.

Crie uma rotina para se preparar

Ter uma rotina definida antes de começar a trabalhar pode ser um ótimo aquecimento para sua cabeça entrar em modo de trabalho. Se você tinha o costume de tomar café da manhã, fazer exercícios, tomar banho, trocar e roupa e etc. antes de ir para o trabalho, continue fazendo isso. Pode ser que você não precise mais usar roupas formais ou uniformes e possa usar roupas mais confortáveis por estar trabalhando de casa, mas evite ficar de pijama o dia todo.

Movimente seu corpo

Quando estiver fazendo intervalos durante o trabalho, saia do seu espaço de home office e vá para outro ambiente. Ande um pouco pela casa, mude de cômodo, faça alguns alongamentos e coloque o corpo em movimento. Ficar o dia todo no mesmo lugar ou na mesma posição pode ser não só estressante como também causar dores e problemas físicos para seu corpo. Mesmo se precisar passar muito tempo na sua cadeira, estique os braços e alongue o pescoço de tempos em tempos para aliviar a tensão.

Socialize com os colegas da empresa

As videoconferências já viraram rotina, mas pode ser bom usar esse tipo de ferramenta não só para reuniões de trabalho como também para interagir com as outras pessoas da sua equipe. Marque alguns horários para tomar um café virtual ao longo da semana e até um happy hour no fim do dia para jogar conversa fora e aliviar um pouco a cabeça de pensar tanto em trabalho durante todo o tempo. 

Pratique atividades de lazer

Claramente home office não é férias, mas você não deve deixar de fazer as coisas de que gosta. Quando não estiver trabalhando, desligue totalmente a mentalidade de trabalhar e faça alguma coisa que te dê prazer. Ouça uma música, leia um livro, veja um filme, jogue um videogame, escolha o que melhor funcione para você. O importante é descansar a cabeça e relaxar da maneira que você preferir.

Não se cobre demais

Home office pode ser realmente estressante, mas grande parte desse estresse pode estar vindo de você. Respeite seus próprios limites e evite fazer comparações com outras pessoas. Não é porque você tem mais tempo livre que você deveria estar aprendendo novas línguas, fazendo mais exercícios ou outra coisa qualquer. Se você quer fazer algo do tipo e se sente bem fazendo isso, ótimo, mas não precisa se forçar a nada se isso não vai te fazer bem.


Trabalhar de casa, assim como tudo na vida, tem pontos positivos e também negativos. O importante é buscar sempre maneiras de melhorar nosso dia a dia, e as dicas desse texto vão ajudar você a minimizar os novos desafios e aproveitar mais os benefícios de trabalhar em home office. E se você é daquelas pessoas que estão usando o tempo extra para ler novos conteúdos, o blog da Provi está sempre publicando textos interessantes para profissionais que querem transformar suas carreiras.

Veja mais sobre o autor

Matheus Torrano

Apaixonado por criatividade e inovação, busco maneiras de tornar as vidas das pessoas mais felizes com o meu trabalho.